Resolver problemas envolvendo operações fundamentais com números naturais
Antes de realizar as atividades a seguir, sugerimos que:
Adição
Certamente, palavras como juntar, somar, acrescentar,
entre outras, trazem a noção da adição.
Os diferentes tipos de situações-problema que envolvem adição. A adição aparece em muitos contextos do cotidiano, e é importante que os alunos saibam identificar esses diferentes tipos de problemas. Aqui estão alguns dos mais comuns:
1. Situação de Juntar ou Agregar
- Exemplo: Maria tinha 5 canetas e ganhou mais 3 canetas. Quantas canetas ela tem agora?
- 5 + 3 = 8
- Exemplo: Um restaurante serve 12 refeições pela manhã e mais 8 à tarde. Quantas refeições foram servidas ao todo?
- 12 + 8 = 20
3. Situação de Completar ou Faltar
- Exemplo: João tem R$ 15 e quer comprar um brinquedo que custa R$ 25. Quanto ele ainda precisa para comprar o brinquedo?
- 20 - 15 = 10
- Exemplo: Ana tem 7 balas e Pedro tem 4 balas. Quantas balas a mais Ana tem do que Pedro?
- 7 - 4 = 3
- Exemplo: Uma biblioteca comprou 10 livros em janeiro, 15 em fevereiro e 8 em março. Quantos livros foram comprados ao todo nesses três meses?
- 10 + 15 + 8 = 33
Subtração
Já expressões como retirar, diminuir ou reduzir
nos trazem a ideia da subtração.
1. Situação de Tirar ou Retirar
- Exemplo: Lucas tinha 12 laranjas e deu 5 para seu amigo. Com quantas laranjas Lucas ficou?
12 - 5 = 7
2. Situação de Comparação- Exemplo: Carla tem 15 reais e Paulo tem 9 reais. Quanto a mais Carla tem do que Paulo?
15 - 9 = 6
3. Situação de Restante- Exemplo: Uma loja tinha 50 camisetas e vendeu 18. Quantas camisetas ainda restam na loja?
50 - 18 = 32
4. Situação de Completar a Diferença- Exemplo: Para completar a coleção de 30 figurinhas, João já tem 22. Quantas figurinhas faltam para ele completar a coleção?
- Exemplo: A aula começou às 8h e terminou às 11h. Quanto tempo durou a aula?
- Exemplo: Um caminhão transportou 120 caixas no primeiro dia e 95 caixas no segundo dia. Quantas caixas a menos foram transportadas no segundo dia?
Multiplicação
Para a multiplicação, também existem diferentes tipos de situações-problema a entender como aplicar essa operação em vários contextos. Aqui estão as principais categorias:
1. Situação de Partilha ou Distribuição Equitativa
Este tipo de problema envolve dividir uma quantidade igualmente entre um certo número de grupos ou pessoas.
- Exemplo: Mariana tem 24 balas e quer dividir igualmente entre 6 amigos. Quantas balas cada um vai receber?
(24 ÷ 6 = 4 balas por amigo).
2. Situação de Medida ou Agrupamento
Neste tipo de problema, sabemos a quantidade total e o tamanho de cada grupo. A divisão é usada para descobrir quantos grupos ou unidades cabem na quantidade total.
- Exemplo: Um professor tem 30 alunos e quer formar grupos de 5 alunos. Quantos grupos serão formados?
(30 ÷ 5 = 6 grupos).
3. Situação de Proporção Inversa
Esse tipo de problema envolve distribuir algo proporcionalmente entre vários grupos, onde mais pessoas significam uma quantidade menor para cada uma.
- Exemplo: Uma barra de chocolate de 12 quadrados será dividida entre 4 crianças. Quantos quadrados cada criança receberá?
(12 ÷ 4 = 3 quadrados por criança).
4. Situação de Comparação de Razão
Aqui, usamos a divisão para comparar duas quantidades e descobrir a razão ou proporção entre elas.
- Exemplo: Se um carro percorreu 240 km com 8 litros de combustível, quantos quilômetros ele percorre por litro?
(240 ÷ 8 = 30 km por litro).
5. Situação de Fracionamento ou Divisão em Partes
Problemas de divisão também são usados para dividir algo em partes ou frações de um todo.
- Exemplo: Uma pizza foi cortada em 8 fatias e João comeu 3 fatias. Qual fração da pizza João comeu?
(João comeu 3 ÷ 8 da pizza).
6. Situação de Divisão Exata ou Com Resto
Algumas divisões não resultam em números inteiros, então é importante entender quando há um "resto" ou quando a divisão não é exata.
- Exemplo: Se você tem 17 laranjas e quer colocar 4 laranjas em cada cesta, quantas cestas completas pode fazer e quantas laranjas sobram?
(17 ÷ 4 = 4 cestas completas com 1 laranja sobrando).
7. Situação de Velocidade ou Produção
Esse tipo de problema envolve dividir uma quantidade total pela taxa de produção ou pelo tempo para descobrir a quantidade por unidade de tempo.
- Exemplo: Uma fábrica produziu 500 peças em 5 dias. Quantas peças são produzidas por dia?
(500 ÷ 5 = 100 peças por dia).
8. Situação de Distribuição Equitativa com Restos
Aqui, a divisão envolve distribuição igual, mas pode haver um resto que precisa ser considerado.
- Exemplo: Uma confeitaria fez 23 bolinhos e quer dividir igualmente entre 4 caixas. Quantos bolinhos cada caixa vai receber e quantos sobrarão?
(23 ÷ 4 = 5 bolinhos por caixa, com 3 sobrando).