Resolver problemas envolvendo o cálculo de probabilidade de eventos simples
O que é Estatística
A Estatística é a parte da Matemática responsável pela coleta, organização, análise e interpretação de dados
Há dois tipos diferentes de pesquisas:
- Pesquisa amostral, que envolve a coleta e análise de dados de uma amostra representativa de uma população-alvo.
- • Pesquisa censitária, em que dados sobre toda uma população são coletados.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é uma organização que coleta e organiza informações sobre o Brasil.
O IBGE faz dois tipos principais de estudos:
Pesquisas amostrais: Essas pesquisas são feitas com uma parte da população. Elas coletam dados de um grupo menor de pessoas para representar o que acontece com o país inteiro.
Censos: Diferente das pesquisas amostrais, os censos são feitos com toda a população, ou seja, cada pessoa é contada e entrevistada. O censo mais famoso é o Censo Demográfico, que ocorre a cada dez anos e nos ajuda a saber quantas pessoas vivem no Brasil, onde moram e outras informações importantes, como escolaridade e emprego.
Esses estudos fornecem dados sobre a economia, educação, saúde, trabalho e muito mais, ajudando o governo e empresas a tomar decisões que melhorem a vida das pessoas.
Por isso, o IBGE é muito importante para entender como o Brasil funciona e como ele pode melhorar!
Tipos de experimentos
Ao pesquisarmos sobre um determinado fenômeno, duas situações podem ocorrer:
• Experimentos determinísticos: são aqueles cujo resultado é certo e previsível. Se você conhece todas as condições iniciais, você pode prever exatamente o que vai acontecer.
• Experimentos aleatórios: são aqueles cujo resultado é incerto e não previsível, em que não é possível saber com certeza qual será o resultado.
O espaço amostral
Em um experimento aleatório, o conjunto de todos os resultados possíveis recebe o nome de espaço amostral.
Ao lançar uma moeda, os resultados possíveis são “cara” ou “coroa”. O espaço amostral desse experimento pode ser representado como:
S = {cara, coroa}
Se o experimento é lançar um dado de seis faces, por exemplo, o espaço amostral seria o conjunto de todos os números que podem sair ao lançar o dado:
S = {1, 2, 3, 4, 5, 6}
Eventos
Um evento é qualquer conjunto formado por elementos do espaço amostral. Por exemplo, no experimento de lançar um dado com seis faces, o evento "sair um número par" é dado por E = {2,4,6}.
Probabilidade
A probabilidade de um evento é a relação entre a quantidade de elementos do evento (casos favoráveis) e a quantidade de elementos do espaço amostral (casos possíveis):
Probabilidades podem ser representadas nas formas fracionárias, nas formas decimais ou ainda por meio de porcentagens.
Exemplo:
Ao lançar uma moeda, os resultados possíveis são "cara" ou "coroa". O espaço amostral desse experimento pode ser representado como:
S = {cara, coroa}
O evento “sair cara” tem apenas um elemento. Assim, a probabilidade desse evento é dada por: