Divisores comuns e o mdc
Vamos resolver este problema?2
Um teatro está em fase final de construção. Ele terá três
setores para acomodar o público:
Um teatro está em fase final de construção. Ele terá três
setores para acomodar o público:
• setor A, de frente para o palco, com 135 lugares; • setor B, na lateral direita do palco, com 105 lugares; • setor C, na lateral esquerda do palco, com 90 lugares.
O número de poltronas por fileira será o mesmo nos três setores e esse número deve ser o maior possível.
Quantas fileiras de quantas poltronas haverá em cada setor?
Como o número de poltronas em cada fileira deve ser o mesmo nos três setores, ele deve ser ao mesmo tempo divisor de 135, 105 e 90.
Os números 1, 3, 5 e 15 são os divisores comuns de 135, 105 e 90.
Como queremos que esse divisor seja o maior possível, escolhemos o 15. Então, 15 é o máximo divisor comum de 135, 105 e 90.
Escrevemos abreviadamente assim:
Logo, as fileiras devem ter 15 poltronas.
E quantas serão as fileiras?
Também podemos determinar o mdc de dois ou mais números por meio da decomposição em fatores
primos.
primos.
Marcamos os fatores primos comuns a 120 e 84.
O mdc será o produto destes fatores:
O mdc será o produto destes fatores:
mdc (120, 84) = 2 . 2 . 3
mdc (120, 84) = 12.
Se a forma fatorada for escrita usando potências, o mdc será o produto dos fatores comuns, tomados com o menor expoente.
120 = 2³ . 3 . 5
84 = 2² . 3 . 7
120 = 2³ . 3 . 5
84 = 2² . 3 . 7
mdc (120, 84) = 2² . 3 . 12
Agora é sua vez
Qual é?a) mdc (35, 10)
b) mdc (18, 30)
c) mdc (15, 40)
d) mdc (22, 46)
e) mdc (85, 75)
f) mdc (20, 130)
b) mdc (18, 30)
c) mdc (15, 40)
d) mdc (22, 46)
e) mdc (85, 75)
f) mdc (20, 130)
Situações - Problema
1) O senhor Sebastião tem uma banca de frutas na feira. Nela há uma penca com 18 bananas e outra com 24 bananas. Ele quer dividir as duas em montes iguais. Qual é o maior número possível de bananas em cada monte?
R: Cada monte terá 6 bananas
2) Dois rolos de corda, um de 200 metros e outro de 240 metros de comprimento, precisam ser cortados em pedaços iguais e no maior
comprimento possível.
R: Cada corda vai ser dividida em partes de 40 m cada dos quais 5 serão do rolo de 200 m e 6 do rolo de 240 m.
CADERNO DO ALUNO
Resolução:6.1 Em uma escola, há 240 alunos no 7º ano, 288 no 8º ano e 120 no 9º ano. Haverá uma semana cultural, em que todos os alunos serão distribuídos em equipes, sem que se misturem alunos de anos diferentes. Qual será o máximo de alunos que pode haver em cada equipe nessas condições?
Encontrar os divisores de 240, 288 e 120:
D (240) = { 1, 2, 3, 4, 5, 6, 8, 10, 12, 15, 16, 20, 24, 30, 40, 48, 60, 80, 120, 240}
D (288) = {1, 2, 3, 4, 6, 8, 9, 12, 16, 18, 24, 32, 36, 48, 72, 96, 144, 288}
D(120) = {1, 2, 3, 4, 5, 6, 8, 10, 12, 15, 20, 24, 30, 40, 60, 120}
Note que o número 24 é o maior número comum a todos os divisores, portanto o número máximo de alunos que poderá haver em cada equipe é 24. Ao socializar, formalize o conceito de Máximo Divisor Comum e as formas de indicar esse número.
6.2 No quadro a seguir, pinte em cada linha os divisores, conforme indicado:
Na linha dos divisores comuns apareceu apenas os números que se repetiram entre os divisores de 4, 6 e 12. Na linha do MDC foi destacado apenas o maior divisor comum entre 4, 6 e 12.
6.4 Um médico receitou a um paciente que tomasse três medicamentos. Um dos remédios deveria ser tomado de 2 em 2 horas, um outro remédio de 3 em 3 horas e o terceiro remédio
de 6 em 6 horas. Suponha que o paciente tenha iniciado o tratamento tomando os três remédios juntos; daqui a quantas horas tomará os três remédios juntos novamente?
Escrever os múltiplos de 2, 3 e 6.
M(2) = {0, 2, 4, 6, 8, 10, 12, ...} para o remédio 1.
M(3) = {0, 3, 6, 9, 12, 15, ...} para o remédio 2.
M(6) = {0, 6, 12, 18, 24, ...} para o remédio 3.
Vamos supor que o paciente tenha tomado os três remédios juntos à 00:00, note que ás 6:00
todos os remédios serão tomados juntos, ou seja, 6 horas após terem tomado os remédios juntos
pela 1º vez.
Outra resolução: O cálculo do MMC (2, 3, 6) = 6 horas, buscando os múltiplos comuns de 2, 3, e 6 e escolher o menor, sem aplicação de algoritmos
6.5 Numa fábrica de retalhos sobraram algumas tiras de 90 cm de comprimento e outras de 75 cm de comprimento. O patrão deu a ordem para que o funcionário cortasse o pano em partes iguais e de maior comprimento possível. Como ele poderá resolver essa situação?
Calculando o MDC(90, 75) = 15 cm.
Os retalhos deverão ser cortados em pedaços de 15 cm cada um.
Calculando o MDC(90, 75) = 15 cm.
Os retalhos deverão ser cortados em pedaços de 15 cm cada um.
6.6 Leia as sentenças a seguir, assinalando V (verdadeiro) ou F (Falso) e justificando sua resposta.
a) ( V ) 50 é múltiplo de 5.
Verdadeiro. Os múltiplos de 5 são: M(5) = {0, 5, 10, 15, 20, 25, 30, 35, 40, 45, 50, ...}.
Note também que 50 é divisível por 5.a) ( V ) 50 é múltiplo de 5.
Verdadeiro. Os múltiplos de 5 são: M(5) = {0, 5, 10, 15, 20, 25, 30, 35, 40, 45, 50, ...}.
b) (F ) 79 é divisível por 5.
Falso. Na divisão de 79 por 5 obtemos resto 4, não sendo uma divisão exata.
c) ( F) 4 é divisor de 25.
Falso. Pois quando dividimos 25 por 4 obtemos resto 1, não sendo uma divisão exata.
d) ( F) 105 não é divisível por 8.
Falso. Na divisão de 105 por 8 obtemos resto 1, não sendo uma divisão exata.
e) (F ) 144 não é múltiplo de 3.
Falso, pois 144 é divisível por 3.